top of page

Herlane Costa fala sobre responsabilidade do homem e da mulher no casamento.

Casados! Mas feliz.

DEVERES NO CASAMENTO

Responsabilidade do homem e da mulher X mulher sábia, homem sacerdote do lar!

Casamento - Revista TOPS

No primeiro livro da Bíblia Sagrada, Gênesis 1:27-28, o escritor Moisés descreve a criação de um homem e uma mulher. Dois sexos distintos, diferentes entre si, todavia, um é completo no outro. Em Gênesis 2:18-23 Moisés descreve a criação de uma mulher companheira e auxiliadora do homem. Longe de ser um termo depreciativo, a palavra auxiliadora é um vocábulo que Deus usou para formalizar o papel da mulher ao lado de um homem, que a torna especial, em uma mulher sábia, virtuosa.

Essa criação sofreu depreciação quando foi tentada e vencida por satanás. O pecado que ela cometeu causou sentimentos de acusação, culpa, medo, vergonha, desentendimentos mútuos entre a mulher, o homem, e Deus. Após essa trágica situação, o homem e a mulher passariam por um processo doloroso imputado por Deus: a mulher daria a luz ao bebê sofrendo fortes dores, e o homem condenado sofreria trabalhando duro para prover para sua casa. Ao longo dos anos essa responsabilidade de homens e mulheres foi sendo deturpada por grande parte da sociedade. Atualmente, vemos em muitos lares alguns papéis trocados, o que tem sido um dos motivos dos altos níveis de divórcios existentes em nossa sociedade.

“Qual é o papel de cada um no lar?” este é um dos poucos assuntos tratados por ministrantes e motivadores familiares. A fim de não invadir a intimidade do casal, acredito que a maioria evita esse assunto. Talvez por eles não desejarem ser pejorativos ou evasivos. Embora esses papéis sejam difíceis de serem cumpridos por grande parte das famílias na atual conjectura.

No que tange às mulheres, elas vivem em meio a uma sociedade corrompida, extravagante para realizar o que é mal, que nutri nelas o desejo de alcançarem igualdade e reconhecimento da sociedade a qualquer custo.

Entretanto, algumas mulheres, depois de alcançar a igualdade tão desejada, perdem a essência de esposa, de mãe, de dona de casa. Muitas conquistaram empregos de altos níveis salariais, ganham até mais que os seus esposos. Entretanto, cansadas por infligirem em seus próprios ombros pesos que as ferem, muitas estão deixando morrer seu papel de edificação do lar.

“O homem deve amar cuidar, zelar e proteger sua esposa como Cristo amou a igreja.”

Do outro lado, atualmente, vemos homens que deveriam assumir o papel de provedor do lar, que deveriam ter orgulho de manter uma família bem sucedida, alimentada, saudável no amor, na educação escolar, na alimentação, nas vestimentas, no lazer, nas férias. Só que não, muitos deixaram seus papéis de pai, de esposo, de sacerdote do lar, para o segundo plano.

Está claro uma divisão de valores familiares. Existe uma grande porcentagem de mulheres cansadas, sem afeições familiares, que não se doam com prazer pelo casamento, que criam seus filhos de qualquer forma. O resultado é notável, a sociedade está cheia de homens psicopatas, dependentes de substâncias químicas e alcoólicas, pessoas com doenças psicossomáticas irreversíveis. Enfim, resultado de casamentos mal sucedidos e lares desestruturados.

As estatísticas revelam que há um grande aumento de mulheres e homens fugindo da realidade e do propósito de uma união feliz. Os homens charlatões, manguaceiros, se veem como rapazinhos solteirões, vivem de roda em roda, tem uma excelente convivência com amigos, mas não conseguem bater um papo amoroso em família, perderam a essência do amor. Cadê aquele conquistador?

Cadê aquele galanteador que conquistou o coração da esposa? No início fazia de tudo por ela, e agora, deixa ofuscar a relação por uma participação ativa da companheira nos gastos familiares, além de competirem financeiramente.

“A mulher deve ser submissa ao marido e fazer de tudo para que esse homem seja feliz.”

Contudo, a disparidade no aumento de divórcio tem sido por causa dessa inversão de valores. Surge-se daí dois extremos, de um lado, mulheres machucadas, desoladas, afligidas por um relacionamento que não deu certo. Por outro lado, homens arruaceiros, sem amor incondicional pela família. Como por exemplo, muitos homens adultos querem viver como rapazolas, que só querem uma companhia para curtir na noite. Quem perde com isso? A família é claro.

A mulher perde a chance de ser uma senhora sábia do lar. E o homem, perde o poder de mostrar seu sacerdócio. A Bíblia, em Efésios 5:22-25, relata as responsabilidades do homem e da mulher. O homem deve amar cuidar, zelar e proteger sua esposa como Cristo amou a igreja. Não que tenha que morrer por ela, mas fazer tudo para fazê-la feliz. A mulher deve ser submissa ao marido e fazer de tudo para que esse homem seja feliz. A mulher sábia edifica sua casa, ela constrói um lar saudável, com filhos e esposo feliz por causa de sua agradável companhia. Não é errado a mulher trabalhar fora, ambos devem procurar fazer sua parte para que esse casamento seja uma vida conjunta, prazerosa e duradoura, até que de fato a morte os separe.

Leia e aprenda

Indicação excelente pra leitura. Livro: “Minha família, meu tesouro!” Por Allan Brizott... Ler é sempre bom, alcança conhecimentos.

 


Comments


TOPS recentes
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
TOPS Patrocinadores
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
bottom of page